TUDO O QUE PRECISA DE SABER ANTES DE TER UM VEÍCULO ELÉTRICO

O que se deve esperar quando se compra um veículo elétrico? Acima de tudo, uma nova experiência de condução. E inicialmente, talvez, a necessidade de adquirir novos hábitos e comportamentos. Mas avance - não há nada com que se deva preocupar.

É necessário pôr a trabalhar um veículo elétrico?

Não, isso é algo que nunca mais terá de voltar a fazer. Uma vez lá dentro, basta carregar no pedal do travão - e já está. O veículo é acionado, tal como indicado numa mensagem exibida no ecrã. Depois só tem de colocar o veículo em marcha e arrancar. E é igualmente fácil quando se chega ao fim da viagem - basta sair e o veículo desliga-se sozinho.

É preciso trocar de mudança ao conduzir um carro elétrico?

Não. Obviamente, ainda tem de selecionar o movimento para a frente ou para trás, como nos veículos com transmissão automática. Mas o motor elétrico do veículo funciona numa vasta gama de rotações sem a necessidade de trocar de mudança, e com o máximo binário disponível mesmo a zero rotações.

Como é que o veículo é recarregado durante a condução?

Uma função notável dos veículos elétricos é a recuperação, que é a travagem do motor que recarrega a bateria, podendo o condutor escolher qual o nível de intensidade de recuperação desejado. A recuperação muda fundamentalmente a experiência de condução - o nível mais forte trava de forma tão eficaz que o veículo começa a abrandar assim que o acelerador é libertado, para que se possa conduzir confortavelmente com apenas um pedal. A recuperação também ajuda a aumentar a autonomia do veículo.

E a autonomia do veículo?

A autonomia por carga melhora a cada nova geração de veículos elétricos. Alguns veículos elétricos já oferecem uma autonomia superior a 500 quilómetros, o que é suficiente para a grande maioria dos cenários de viagem. Idealmente, deve carregá-lo regularmente em casa durante a noite ou no trabalho durante o dia. Para as viagens mais longas, é boa ideia verificar com antecedência se existem estações de carregamento onde se possa parar no caminho para recarregar parcial ou totalmente a bateria. Há muitos fatores que afetam a autonomia de um veículo, incluindo o estilo de condução, a velocidade e a temperatura exterior e interior do mesmo.

Como funciona o carregamento e quanto tempo demora?

Existem dois métodos de carregamento: corrente alternada (CA) e corrente contínua (CC). O carregamento CA não é tão rápido como o carregamento CC, que está associado à energia fornecida pela rede elétrica. Além disso, tomadas de 230 V ou 400 V da rede doméstica fornecem corrente alternada, que o veículo elétrico tem de converter em corrente contínua. A carga de uma tomada trifásica é mais rápida devido ao maior fluxo de energia, mas a corrente ainda precisa de ser alterada de CA para CC. A forma mais rápida é o carregamento CC a partir de um carregador destinado especificamente a veículos elétricos. O carregamento é um processo não linear - são necessários apenas 36 minutos para carregar uma bateria de alta tensão de 10% a 80% da capacidade nas estações de carregamento rápido, mas os restantes 20% podem demorar aproximadamente o mesmo tempo.

O que é uma wallbox?

Uma wallbox é um dispositivo de carga montado na parede para veículos elétricos e é alimentada por corrente alternada. Existem vários modelos com vários níveis de funcionalidade.

Posso usar qualquer carregador na cidade?

É possível utilizar uma vasta rede de estações de carregamento em toda a Europa para carregar veículos elétricos - desde que o carregador tenha um conector adequado. Existem vários tipos de conectores, mas, em princípio, os condutores dos nossos veículos elétricos não têm de se preocupar quanto a ligar o seu a qualquer estação de carregamento que encontrem. Na Europa, existe um conector chamado CCS - Combined Charging System - que se tornou o modelo padrão para o carregamento rápido DC. Este é o único conector Mennekes universal, que é a norma para o carregamento AC e, portanto, encontra-se tanto em wallboxes domésticas como no cabo que vem com o veículo, que pode ser ligado a tomadas bifásicas de 230 V e trifásicas de 400 V.